APP - F7B
UNI7 - Treinadores
REGULAMENTO GERAL DE COMPETIÇÕES

REGULAMENTO GERAL DE COMPETIÇÕES DA FUTEBOL 7 BRASIL - 2020

ATUALIZAÇÃO 20/03/2020
Válido em todos campeonatos organizados pela empresa.

CAPÍTULO I

Da Finalidade:

ARTIGO 1 - A finalidade das competições realizadas pela Futebol 7 Brasil é desenvolver o futebol 7 no Brasil, incentivando à prática do esporte mais praticado no país entre atletas amadores, oferecendo uma organização de alto nível.

CAPÍTULO II

Da Organização:

ARTIGO 2o - O evento obedecerá a critérios organizacionais estabelecidos pela Futebol 7 Brasil, respeitando o estatuto e recomendações da Associação Brasileira de Clubes de Futebol 7 e a coordenação técnica dos jogos será feita exclusivamente pela Futebol 7 Brasil ou empresa habilitada pela mesma.

ARTIGO 3o - As súmulas e/ou relatórios dos árbitros e/ou relatórios do Delegado de Arena, em cada partida, serão consideradas documentos hábeis a título de homologação de resultados, ocorrências técnicas e disciplinares. 

§1o- Todas as ocorrências disciplinares poderão ser levadas em forma de relatório para a Comissão Organizadora, juntamente com a súmula do jogo que ocorreu o fato, para apreciação, julgamento ou até penalização. §2o- O Delegado de Arena deverá estar presente nos Complexos Esportivos em que serão realizados os jogos e não poderá intervir ou se pronunciar sobre os acontecimentos antes que tenha decorrido 24 horas do ocorrido, salvo quando um fato excepcional exigir uma decisão imediata para o prosseguimento ou interrupção da disputa.

ARTIGO 4o - Os jogos serão realizados em complexos esportivos em dias e horários definidos indicados pela Comissão Organizadora. A comissão organizadora se reserva o direito de alterar data e horários de jogos, sem aviso prévio, devido a problemas de qualquer natureza que venham a acontecer durante o evento.

ARTIGO 5o - A Comissão Organizadora não se responsabilizará por acidentes ou incidentes de qualquer natureza que vierem a ocorrer no desenrolar da competição. 

ARTIGO 6o - Durante os jogos é vetada a presença na quadra de jogo, de qualquer pessoa não prevista nas regras do mesmo, exceto representantes da Comissão Organizadora.

CAPÍTULO III

Das Inscrições:

ARTIGO 7o - As inscrições deverão ser feitas em formulários específicos, incluindo o contrato de participação, nos postos credenciados, por e-mail ou site e a taxa de inscrição é de acordo com a competição. Só haverá congresso técnico quando as equipes ou atletas forem convocado e todas as informações e a comunicação com os clubes será feita através de e-mail, boletins informativos, mensagens por telefone e site oficial, sendo obrigatória a leitura completa dos tais boletins e deste regulamento em questão.

 §1o- As competições serão disputadas nas categorias adulto livre masculino e feminino, master (+35 anos), infantil (Sub-09, Sub-11, Sub-13 e Sub-15) e Universitários.

§2o- Cada campeonato terá um sistema de disputa específico que será publicado à parte deste regulamento geral de competições.

§3o- Todos os atletas inscritos devem realizar exames médicos antes do início da competição, pois os mesmos ficam responsáveis por seu estado físico, clínico e mental. Sendo que cada equipe tem o direito de levar o seu próprio médico no dia dos jogos. 

§4o- Não será permitida a participação de atletas federados nas competições nacionais e/ou estaduais da região sul do país (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná) e no Estado de São Paulo. Considera-se atletas federados todos que participam de competições organizadas por Federações da modalidade “Futebol 7” ou “Futebol Society”.

CAPÍTULO IV

Da Competição:

ARTIGO 8o - A competição se realizará entre equipes que se inscreverem no prazo legal e obedecendo todas as normas estipuladas. A fórmula de disputa será determinada pela Comissão Organizadora e informada para as equipes antes das competições.

§1o- No recinto do jogo poderão ficar além dos oficiais de jogo: técnico, auxiliar, médico e jogadores inscritos que participarão da partida. Sendo que somente o técnico e os atletas na zona de aquecimento poderão ficar em pé. Todos os demais deverão ficar sentados sob pena de serem excluídos da partida. De acordo com as regras internacionais de futebol 7, somente o técnico poderá se manifestar com a arbitragem, de forma eventual e respeitosa.

§2o- A contagem de pontos será a seguinte: Vitória - 3 pontos, Empate - 1 ponto, Derrota - 0 ponto. Em caso de empate em jogos eliminatórios os jogos serão decididos nos pênaltis.

§3o- Os atletas que não comparecerem e ocasionarem o W.O. em suas equipes serão vetados de participar de competições por 01 ano e a equipe será eliminada automaticamente da competição.

ARTIGO 9o - Os oficiais que farão parte do quadro de arbitragem, serão designados pela Futebol 7 Brasil, obedecendo as regras oficiais internacionais do jogo, de acordo com o livro da FIF7.

ARTIGO 10o - Em caso de empate entre 2 (duas) equipes em qualquer etapa que não seja eliminatória simples, será obedecido o seguinte critério para desempate: 1º Número de vitórias; 2º Confronto direto; 3º Saldo de gols; 4o Menor número de gols sofridos; 5º Menor números de cartões (amarelo: 1 ponto; vermelho: 2 pontos) e 6o Sorteio.

Parágrafo Único- Em caso de empate em jogos de eliminatória simples, serão cobrados pênaltis alternadamente até que se conheça o vencedor.

ARTIGO 11o - Em caso de empate entre 3 (três) ou mais equipes na fase classificatória do Torneio, será obedecido o seguinte critério para desempate: 1º Número de vitórias; 2º Saldo de gols; 3º Menor número de gols sofridos; 4º Menor números de cartões (amarelo: 1 ponto; vermelho: 2 pontos) e 5º Sorteio.

ARTIGO 12o – Os prêmios de cada campeonato serão divulgados em anexo ao sistema de disputa e orientações específicas de cada competição.

ARTIGO 13o - Em cada jogo, os horários estipulados pela tabela deverão ser cumpridos rigorosamente, salvo em determinações ao contrário estabelecidas pelo que dispõe o Artigo 4o. O árbitro de cada partida exigirá tal cumprimento, sem a necessidade de conceder qualquer tolerância. Em tal limite deverão estar na quadra em condições legais de jogo. Somente o delegado responsável pela partida poderá aplicar o WO.

ARTIGO 14o - As equipes que não obedecerem ao que dispõe ao regulamento serão consideradas perdedoras por WO e o resultado de todos os seus jogos na competição será considerado de 06x00 para o adversário.

ARTIGO 15o - No campeonato das categorias adulto livre masculina, feminina e máster os jogos tem dois tempos corridos de 25 minutos, com 5 minutos de intervalo. Enquanto as partidas da categoria infantil terão um tempo reduzido de jogo conforme estabelecida pelo livro de regras oficial da modalidade.

CAPÍTULO V

Da Disciplina:

ARTIGO 16o - As partidas obedecerão às regras da Federação Internacional de Futebol 7.

§1o- Não poderá(ão) participar da(s) partida(s) o(s) atleta(s) e comissão(ões) técnica(s) que não estiver(em) portando documento oficial. Documentos oficiais: carteira de identidade, passaporte, carteira profissional, carteira de motorista ou carteira militar. Todos documentos com foto atual e que seja possível identificar o participante.

§2o- O atleta que receber 03 (três) cartões amarelos durante o evento estará automaticamente suspenso da partida seguinte de sua equipe.

§3o- O atleta que receber um cartão vermelho, estará suspenso automaticamente da partida seguinte de sua equipe, sujeito a pena maior em casos de indisciplina.

§4o- Quando o jogo em que o atleta for cumprir a suspensão for adiado, o atleta deverá cumprir a mesma na partida mais próxima independente do adversário ou fase da competição.

§5o- O atleta que agredir fisicamente um árbitro ou integrante da comissão organizadora responderá judicialmente, estará banido das competições da Futebol 7 Brasil e a equipe será imediatamente eliminada de todas as competições que estiver disputando, estando sujeita a ter a sua inscrição recusada em eventos posteriores.

§6o- O participante que desrespeitar um adversário, árbitro ou integrante da comissão organizadora pessoalmente ou através de redes sociais estará automaticamente eliminado da competição ou ter sua inscrição negada em outros eventos esportivos da Futebol 7 Brasil.

§7o- Os torcedores que forem identificados como apoiadores de uma equipe e que causarem problemas, tumultos ou atos de hostilidade nos eventos terão a presença proibida nos complexos esportivos e a equipe será eliminada.

§8o- Os participantes dos eventos que praticarem atos de hostilidade, ofensas ou ameaças a quaisquer participantes, árbitros, fornecedores ou organizadores do evento através de redes sociais serão excluídos das competições e terão a inscrição negada nos eventos futuros.

CAPÍTULO VI

Dos Oficiais e Regras de Jogo:

ARTIGO 17o - Todas as partidas serão dirigidas de acordo com o livro de regras oficiais da Federação Internacional de Futebol 7 (FIF7), com árbitros devidamente credenciados pela Comissão Organizadora.

Parágrafo único - A falta de árbitros impedirá a realização da partida, devendo a Comissão Organizadora indicar outra data e horário para a realização da mesma.

CAPÍTULO VI

Das Disposições Finais:

ARTIGO 18o - Os casos omissos ao regulamento serão decididos exclusivamente pela Comissão Organizadora e Comissão Disciplinar.

§1o- A comissão disciplinar se reunirá para avaliar casos omissos ao regulamento e quando necessárias questões disciplinares.

§2o- As equipes podem ser convocadas pela comissão disciplinar e quando não atenderem a convocação, quando houver, não poderão intervir sobre o resultado a decisão da comissão disciplinar.

§3o- A taxa de recurso por parte das equipes é de R$1000,00 (mil reais) e caso o recurso seja deferido a equipe terá o ressarcimento de 50% do valor. A solicitação de recursos deve ser feita no máximo 48 horas após a realização do jogo reclamado ou de qualquer decisão da comissão disciplinar em campeonatos municipais/estaduais e no máximo 04 horas em campeonatos regionais e nacionais. A solicitação deve ser requisitada por e-mail ([email protected]) e o pagamento via depósito bancário, dentro deste prazo. A solicitação dos dados para depósito deve ser feita pelo representante do time por e-mail.

§4o- A Comissão Organizadora e a comissão disciplinar dos eventos serão indicadas pela Futebol 7 Brasil. Os patrocinadores oficiais do campeonato não farão parte da Comissão Organizadora, estando isentos de quaisquer decisões tomadas por esta.