Futebol 7 Brasil - Inscreva a sua equipe
SELEÇÕES ESTADUAIS

Associação Brasileira de Clubes de Futebol 7 lançou o Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais

Todas despesas das seleções serão bancadas pela Futebol 7 Brasil

15/04/2020 14h45Atualizado há 1 mês
Por: Assessoria de Imprensa

A Associação Brasileira de Clubes de Futebol 7 decidiu antecipar um projeto previsto para 2021 e ainda este ano realizará um projeto piloto do que deve se tornar uma das competições de melhor nível técnico do país. O Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais vai reunir os melhores jogadores dos melhores clubes de cada Estado. O evento é um projeto da Associação Brasileira com total financiamento da Futebol 7 Brasil.

O evento nasce para abranger todos os Estados do Brasil e vai crescer ano a ano sempre contando com as categorias masculina e feminina, sendo que todas despesas de viagem das equipes, uniformização dos atletas e organização do evento ficarão sob responsabilidade da própria empresa. Nesta quinta-feira serão anunciadas as comissões técnicas das 08 equipes. Os treinadores terão autonomia para formar a seleção levando em consideração apenas os atletas que tiverem disputado no mínimo três jogos no campeonato estadual, que se iniciará na última semana de julho.

“Vamos investir gradualmente, ano a ano. A primeira edição vamos reunir os 04 líderes do ranking nacional entre Estados. No ano que vem vamos ampliar selecionando os 12 melhores do ranking distribuindo as vagas pelas cinco regiões do país e em 2022 a meta é contar com seleções de todos os Estados do Brasil” afirmou Gustavo Albernaz, diretor de competições da Futebol 7 Brasil.

Segundo informou a Associação Brasileira de Clubes historicamente a formação de Seleções Estaduais sempre foi um problema porque antigamente as federações não assumiam a responsabilidade da despesa para financiar a viagem de uma equipe e algum clube acabava indo por conta própria representar o Estado, descaracterizando a Seleção Estadual.

Com o financiamento total das despesas por conta da Futebol 7 Brasil será possível ser convocados os melhores atletas, formar as melhores seleções e fazer deste um grande evento a nível nacional. Este ano a empresa irá cobrir a despesa integral de 168 participantes do evento, divididos em 08 equipes e 02 categorias.

"O investimento da Futebol 7 Brasil é fundamental para o esporte crescer. Essas ideias não tem como sair do papel e serem realizadas da forma correta se não houver uma empresa que invista nessa ideia de reunir os melhores atletas do país em uma competição. Os eventos de seleções estaduais raramente tinham seleções. Desta vez vai ser diferente e não tenho dúvidas de que será mais um grande evento de sucesso no calendário nacional" afirmou Wanderlei Ramos, presidente da ABF7.

Os quatro Estados que lideram o ranking nacional da Associação Brasileira e que participarão da edição 2020 são Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina e Paraná. O ranking leva em consideração o número de equipes participantes em competições regionais, nacionais, títulos e atletas convocados. A disputa será realizada entre setembro e dezembro.

A última vez que um Campeonato Brasileiro de Seleções foi realizado pela Futebol 7 Brasil foi em 2011, em conjunto com uma Confederação Brasileira que não existe mais e o evento teve a final entre Rio de Janeiro e São Paulo. O evento foi realizado em Curitiba com transmissão dos jogos semifinais e final transmitidos ao vivo no SPORTV e os paulistas foram campeões (veja o vídeo da final).