Futebol 7 Brasil - Inscreva a sua equipe
Rabiscando

Nesta edição do Rabiscando, o técnico do Coritiba F7 Lucas Roxadelli comenta sobre os estilos de marcações durante o escanteio

O primeiro tópico será a marcação defensiva durante a bola parada

Rabiscando

RabiscandoO Blog apresenta informações relevantes sobre treinamentos e aspectos táticos no futebol 7

24/03/2020 14h52
Por: Assessoria de Imprensa 2
Karyna Prado
Karyna Prado

Neste edição do Rabiscando, vamos tratar sobre bola parada. O técnico do Coritiba F7 Lucas Roxadelli inicia as dicas com o escanteio. Confira as principais marcações realizadas no futebol 7:

"No futebol 7 as bolas paradas em qualquer parte da quadra são ferramentas muito perigosas para se perder ou vencer uma partida. Sabendo utiliza-las com eficiência, sua equipe estará muito perto da vitória.

Tratando do escanteio propriamente dito, vamos começar pelo defensivo, que julgo como mais importante. Time que não toma gol não perde jogo, então a ação defensiva tem como primeiro princípio não tomar o gol. Muitos treinadores gostam de organizar o seu escanteio defensivo como forma de contra-ataque, posicionando o pivô ou atacante na área de finalização adversária e, às vezes, mais um meia como ligação fora da área, assim posicionando dois atletas para o momento futuro do escanteio.A defesa no escanteio que costumo utilizar é posicionar todos os meus atletas (6+1) dentro da área, assim cobrindo mais área defensiva e criando uma superioridade na marcação.

Existem três tipos de marcação de escanteio que são perfeitamente utilizáveis, dependendo somente da escolha que se encaixa na realidade da equipe: São elas;

Marcação Individual – Cada atleta “cuida” do seu adversário, ou seja, cada jogador será responsável por marcar um jogador adversário específico, em qualquer lugar da quadra por onde ele se movimentar, ou dentro da área ou fora da área.

Marcação Zonacada defensor é responsável pela marcação em um setor da área, o jogador adversário que ocupar aquele setor é quem será marcado. Na marcação por zona o defensor não deve acompanhar o adversário por toda área, apenas acompanhar os adversários que entrarem em sua zona de marcação.  Para efetuar uma boa marcação por zona é necessário muito treinamento.

Marcação Mista - É aquela que utiliza a marcação por zona combinada com a marcação individual, basicamente ela se resume a marcação de um adversário de forma individual, ao mesmo tempo que os demais jogadores são marcados por zona.

Na marcação mista, que é a marcação que costumo utilizar, todos os atletas de quadra vão até a área para estruturar a defesa. Dois são posicionados de maneira zonal, um colado na trave e outro exatamente ao lado. No miolo da área é utilizada a marcação individual, geralmente utilizando o 3 contra 3, atletas com estrutura física forte e alta. Por último, um atleta na situação de zona, posicionado em cima da linha da área, cobrindo um possível voleio. Vemos aí duas ações zonais e uma ação individual, formando assim a marcação mista no escanteio defensivo", explicou.

Marcação defensiva mista, posicionamento inicial:

LIGA FUT7 2020 - Institucional
Futebol 7 Brasil - Inscreva a sua equipe
Futebol 7 Brasil - Inscreva a sua equipe
Itaipava - Institucional
Municípios
LIGA FUT7 2020 - Institucional
Últimas notícias
KIDS Institucional 2020
Mais lidas
Anúncio
TNT - Institucional