APP - F7B
Copa Sul 2021
Rabiscando

Modelo de jogo é o assunto da terceira edição do Rabiscando, confira as dicas do técnico Emerson Prado sobre o tema

Sistema de jogo x Modelo de jogos são os assuntos da 2ª e 3ª edição do blog

Rabiscando

RabiscandoO Blog apresenta informações relevantes sobre treinamentos e aspectos táticos no futebol 7

04/03/2020 10h06Atualizado há 1 ano
Por: Assessoria de Imprensa 2
Divulgação
Divulgação

Na terceira edição do Rabiscando, o técnico do Figueirense/ Paula Ramos, Seleção Brasileira sub 21 e auxiliar técnico da Seleção Brasileira feminina Emerson Prado falará sobre modelo de jogo. Na edição passada o assunto foi o ‘Sistema de jogo’ e hoje o treinador apresentará seus estudos e deixará clara as diferenças entre os dois objetivos. Confira as dicas:

Mais importante do que o sistema de jogo é o "modelo de jogo". Entenda:

O modelo está ligado aos 5 momentos da partida: momento ofensivo (posicionado para atacar), transição defensiva (ações após perder a posse), momento defensivo (instalado para defender), transição ofensiva (ações após recuperar da bola) e bolas paradas (escanteios, faltas e laterais).

O seu modelo de jogo é a forma de reagir a cada um desses momentos. Com a bola, eu busco um jogo vertical ou mais paciente e apoiado? Como é minha amplitude? Quais setores vou fazer superioridade numérica? Quando perco a posse, volto o mais rápido possível atrás da linha da bola ou faço contrapressão?

Essas formas de agir/reagir independem do esquema tático utilizado: a equipe pode ser reativa, defender atrás da linha da bola e usar passes mais diretos no 3-2-1, no 2-3-1, 2-2-2, etc. Não importa o sistema, e sim o que você faz com e sem a bola nesses 5 momentos do jogo".

Fontes:

- Livro Guardiola Confidencial

- Blog Renato Rodrigues