Copa Sul 2021
APP - F7B
COPA DO MUNDO

Brasil vence a concorrência e será sede da Copa do Mundo de Futebol 7

"O projeto apresentado é maravilhoso" afirmou Rodrigo Mendes, presidente da FIF7

15/01/2021 21h57Atualizado há 5 meses
Por: Assessoria de Imprensa 2

O Brasil será sede da Copa do Mundo 2021. O evento que estava previsto para Moscou (Rússia) havia sido transferido para a América Latina, devido a haver restrições para eventos esportivos na Europa até o próximo verão (julho e agosto), além da necessidade de quarentena para muitos países. Desta forma ficou definido que a Rússia será sede da edição 2022.

“O mundo está passando por mudanças e o esporte está tendo que se adequar a esta nova realidade. Não é seguro afirmar que será possível fazer um evento internacional de esporte amador no próximo verão europeu e se houver alguma flexibilização será muito próximo do fim do verão, o que impediria os países de conseguirem se organizar a tempo. A decisão de transferir a sede da Rússia para 2022 certamente é a mais prudente e adequada” afirmou Dimitry, presidente da Federação da Rússia.

A FIF7 decidiu transferir as edições 2021 para a América Latina para poder prorrogar para novembro, oferecendo um prazo maior para os países organizarem a viagem para um novo destino e para que o evento esportivo também seja mantido no verão.

Peru, México e Brasil se candidataram a receber a Copa do Mundo e o projeto brasileiro apresentou todas garantias e venceu a concorrência. A Copa do Mundo será disputada entre os dias 24 e 28 de novembro. A cidade sede ainda não foi definida. O país anfitrião da Copa do Mundo também receberá o Campeonato Mundial de Clubes de Futebol 7.

“O Brasil é acostumado a sediar grandes eventos internacionais e organizou a Copa do Mundo em 2018 com grande êxito. A mudança de dois grandes eventos para a América Latina em um curto espaço de tempo exige enorme conhecimento e estrutura para corresponder ao caderno de encargos. Os anfitriões do Brasil certamente irão corresponder a expectativa da FIF7 e dos países participantes” afirmou a russa Elizaveta Kuzenkova, presidenta do comitê organizador da Copa do Mundo.

O Brasil foi sede dos primeiros Mundialitos de Futebol 7 disputados entre 2011 e 2013 no Rio de Janeiro e também da primeira Copa do Mundo, realizada em 2018 em Curitiba. A Associação Brasileira de Clubes e a Futebol 7 Brasil ofereceram as garantias necessárias com relação a hospedagem, estrutura de arena e logística necessária para abrigar o evento e terão até o mês de abril para definir a cidade sede.

"A Associação Brasileira junto a Futebol 7 Brasil está estudando a alternativa de realizar os três eventos em três cidades diferentes e espalhar o que há de melhor no futebol 7 mundial por diversas regiões do Brasil. Quero agradecer a Futebol 7 Brasil que assumiu mais uma vez a enorme responsabilidade de viabilizar financeiramente este rigoroso caderno de encargos para realizar o evento em território brasileiro. O projeto apresentado é maravilhoso e certamente será a maior edição da história da Copa do Mundo e dos Mundiais de Clubes" afirmou o brasileiro Rodrigo Mendes, presidente da Federação Internacional de Futebol 7.

A FIF7 estipulou que a competição de clubes em 2021 será restrita exclusivamente aos campeões continentais e times credenciados.

CAMPEONATO MUNDIAL DE CLUBES MASCULINO
20 a 22 de Novembro

COPA DO MUNDO FIF7
24 a 28 de Novembro

CAMPEONATO MUNDIAL DE CLUBES FEMININO
29 de novembro a 01 de dezembro