Copa Sul 2021
APP - F7B
Rabiscando

Confira 5 dicas para ter sucesso em uma equipe

Veja como montar um bom elenco de futebol 7

Rabiscando

RabiscandoO Blog apresenta informações relevantes sobre treinamentos e aspectos táticos no futebol 7

10/01/2020 09h00
Por: Assessoria de Imprensa 2

Na estreia do blog vamos tratar sobre a montagem de um elenco. Quem traz suas experiências é o técnico do Figueirense/ Paula Ramos, Seleção Brasileira sub 21 e auxiliar técnico da Seleção Brasileira feminina Emerson Prado.

 Você, treinador de fut7, está buscando o sucesso a longo prazo? O Sir Alex Ferguson, ex técnico do Manchester United, sugere cinco princípios que levam à criação do sucesso contínuo. Tomo como base para gerir meus elencos e conquistar grandes resultados na modalidade. Espero que gostem e consigam sucesso com suas equipes.

1. Tome fortes decisões rapidamente: a habilidade de tomar decisões difíceis sob pressão é uma das características mais marcantes de um grande líder. Quando se está à beira do gramado e se vê que algo não está certo, o treinador tem que agir e tomar decisões rápidas.

2. Tenha uma grande bagagem de conhecimento e compartilhe: liderar sem conhecimento é difícil. Conhecer profundamente o coração do negócio traz respeito e permite tomar decisões mais precisas. 'Um líder pode se dar bem por um tempo apenas com base na intuição, mas não se pode enganar todo mundo o tempo todo'.

3. Concentre-se nas pessoas, mas evite o sentimentalismo: é importante concentrar-se nas pessoas, mas sempre tendo a missão maior em mente. Na hora de desligar um atleta, é importante que o técnico não o jogue "para fora do clube", mas sim que o comunique a decisão de forma clara e sincera. A questão prioritária é "quais jogadores vão vencer as partidas que lhe trarão títulos?"

4. O que o trouxe até aqui não vai levar você até lá: Ferguson, ao longo dos anos, assistiu a uma grande mudança nos jogadores, na sua mentalidade e na sua atitude, mas se adaptou aos novos tempos, compreendendo como continuar a motivá-los. O líder de uma dinastia tem que ter sabedoria para seguir em frente e tentar algo novo. .

5. Invista na próxima geração: é importante que se jogue hoje, mas não se pode esquecer do clube a longo prazo. E isso não se faz sozinho, é preciso confiar na comissão técnica e principalmente em quem coordena as categorias de base do time. A transição é muito importante, porque geralmente não se tem tempo para lidar com pessoa fraca na equipe principal.

Lembre-se: Há uma conexão entre os jovens e a cultura do time: se os jogadores experientes assumem um papel de liderança, os valores do clube são passados adiante e se tornam ainda mais fortes na equipe principal.

Fonte: Livro: Os campeões (Mike Carson)