Copa Sul 2021
APP - F7B
Rabiscando

Transição defensiva é o tema desta edição do Rabiscando; confira as dicas do técnico Emerson Prado

O técnico destaca a capacidade coletiva de leitura de jogo como peça chave desse conceito tático

Rabiscando

RabiscandoO Blog apresenta informações relevantes sobre treinamentos e aspectos táticos no futebol 7

02/10/2020 17h01
Por: Assessoria de Imprensa 2

Nesta edição da coluna Rabiscando, o técnico Emerson Prado fala sobre a transição defensiva. O treinador do Figueirense/ Paula Ramos e da Seleção Brasileira Feminina Sub-21 aborda como a equipe deve agir quando perde a posse de bola. Confira as dicas:

 

"Transição defensiva é quando você perde a posse de bola e sua equipe tem que efetuar a marcação rapidamente. Na transição defensiva é importante que os atletas tenham uma tomada de decisão rápida quando perdem a bola, seja ela em recompor o campo defensivo, pressionar o “homem da bola” para desacelerar a transição adversária ou trabalhar com ações em caso de desvantagem numérica", destaca Emerson.

 

"Para que sua equipe execute a transição defensiva com sucesso é preciso que todos os atletas tenham capacidade coletiva de ler o jogo juntos, inclusive em circunstâncias potencialmente caóticas. Uma das maneiras de aperfeiçoar a inteligência coletiva para estas situações é expor, nos treinamentos, os mais variados problemas em situações de jogo afim de que, em competição, a resposta pretendida pelo treinador seja aplicada com eficiência", reforça o treinador.